Rating: 3.1/5 (670 votos)




ONLINE
1







Total de visitas: 44047

CIDADES INTERIOR

CIDADES INTERIOR

Gravatá


Artesanato, festas e beleza natural. Com esses atrativos, a cidade de Gravatá é uma das principais estações de férias do Estado. Para chegar ao município, os visitantes precisam subir a Serra das Russas que, sozinha, já vale o passeio. Mirantes, bares típicos e barraquinhas de frutas regionais completam o cenário da serra, localizada a uma altitude de aproximadamente 480 metros. Uma parada no Rei da Coxinha abastece os mais esfomeados.

Depois de subir a Serra, os visitantes já começam a ver as casinhas que tornaram Gravatá conhecida como a Suíça Pernambucana. Os chalés em estilo alpino formam chácaras com jardins coloridos.

É hora de explorar o local e se divertir. As trilhas ecológicas e cachoeiras podem ser um bom programa para quem é amante da natureza. A Trilha da Fonte de água mineral e a da Pedra do Tao são as mais procuradas. Tênis e roupas leves não podem faltar na sua mala.

O município também é famoso por seus eventos culturais. A Festa de Reis, em janeiro, inaugura o calendário anual de festividades. A Semana Santa chega em abril trazendo o Circuito Karawat de Motocross e uma grande Vaquejada do Circuito Pernambucano. Shows com artistas regionais e nacionais são comuns neste período. O Festival do Morango acontece em novembro, fazendo todo mundo cair em tentação e se deliciar com os quitutes.

Gravatá fez história no artesanato. Artigos em couro, como bolsas, cintos, malas, tapetes, arreios para cavalos, selas e botas são algumas das riquezas encontradas nos principais ateliês. Peças de madeira, bronze e cerâmica viram obras de arte após serem esculpidas. Por falar em obras de arte, não se pode esquecer da culinária local. Buchada, carne de sol e galinha de cabidela fazem parte do cardápio obrigatório dos turistas. Fãs de fondue também vão se deliciar. O doce, a geléia e o licor, todos de morango, completam a refeição.

Localização
Agreste Pernambucano / Agreste Central. Fica a 85 quilômetros do Recife.


Caruaru


Você sempre conheceu Caruaru como a Capital do Forró. Sim, isso é verdade. Mas é também verdade, e isso talvez você não saiba, que o município guarda o maior Centro de Arte Figurativa das Américas, de acordo com a Unesco. É o Alto do Moura. Além disso, a cidade abriga três das maiores feiras populares do Agreste: a da Sulanca, a de Importados e a Feira Livre (mais antiga no local).

O São João é um espetáculo para turista nenhum colocar defeito. Durante as festas juninas, a cidade recebe milhares de pessoas do Brasil inteiro, que se divertem ao som das bandas de forró pé-de-serra e trios elétricos. Uma tradição antiga se repete todo ano durante esta época
O forró, também conhecido como "rala bucho", tornou a cidade famosa. O nome da dança vem da expressão inglesa "for all". Tradicional do Nordeste, o ritmo conquistou o Brasil e não deixa ninguém parado quando invade o salão. Não deixe de conhecer a Vila do Forró, que reproduz uma típica cidade do interior.

Apesar de ter tornado a cidade famosa, o São João não é a única festa do município. De 23 de dezembro a 1º de janeiro, Caruaru comemora a Festa do Comércio. Abril chega junto com os festejos religiosos que celebram a paixão de Cristo. Agosto é tempo de Carnaval fora de época e Setembro é mês de vaquejada. Em novembro o Encontro Nordestino de Violeiro anima a região.

Os consumistas de plantão fazem a festa na capital do Agreste. A Feira da Sulanca é o paraíso para quem procura confecções a preços baixos. Já a Feira de Artesanato mostra ao turista um pouco da cultura local, muito bem expressada pelos bonecos de barro, inspirados na obra de Mestre Vitalino. Quem quiser conhecer onde nascem esses bonecos, pode visitar o Alto do Moura, onde se concentram as oficinas do artesãos.


Visite em Caruaru


Alto do Moura - Comunidade que concentra cerca de, aproximadamente, 200 artesões que trabalham na arte da cerâmica. Entre os nomes famosos dos ceramistas locais destacam-se Manoel Galdino, Marliete Rodrigues, Elias Santos, Zé Caboclo, Ernestina, Manuel Eudócio, Luiz Antônio e Manuel Bernardo. Durante o São João, atrai milhares de turistas.

Feira de Artesanato - Mais de 400 barracas que expõem os mais variados produtos artesanais como cerâmica utilitária, figurativa, sacra e decorativa, artigos em palha, madeira, bronze, funilaria, tecido (bonecas de pano, colchas de retalho, bordados) tapeçaria e couro.
Localização
Agreste Pernambucano. Fica a 135 quilômetros do Recife.