Rating: 3.1/5 (674 votos)




ONLINE
2







Total de visitas: 44339

OLINDA

OLINDA

Fundada em 1535, Olinda foi povoada com a chegada do donatário português Duarte Coelho. Com a instalação dos conventos, mosteiros e do Colégio dos Jesuítas, as atividades culturais ganharam força e colocaram a Vila de Olinda na posição de vanguarda intelectual. Consolidando essa vocação, foram fundadas a primeira Escola de Direito do Brasil e a primeira Biblioteca Pública de Pernambuco.


Em 1630, Olinda foi invadida e incendiada pelos holandeses, ficando estagnada 24 anos, enquanto durou a ocupação flamenga. Aos poucos, a cidade foi se reerguendo e reconstruindo seus templos e casarões. Em 1676, foi criada a Diocese de Olinda, sendo a Vila elevada à categoria de Cidade e permanecendo como capital do Estado até 1827.


Por todos seus acervos históricos, arquitetônicos e culturais, a cidade foi tombada pelo Governo Federal em 1968 e incluída pela Unesco na lista das cidades Patrimônio Mundial, em 1982. A origem do nome, conforme contam as crônicas, surgiu de uma exclamação de Duarte Coelho ao ver o Sítio pela primeira vez, antes da edificação da cidade: "Oh! Linda situação para uma Vila!".


PRAIAS
A cidade Patrimônio Histórico da Humanidade é cheia de atrações turísticas: igrejas do tempo colonial, ladeiras e belas vistas. Devido à forte correnteza na região, o litoral da cidade recebe uma carga intensa de resíduos provenientes do Rio Beberibe. Mas durante os finais de semana, as praias são bastante movimentadas.


Rio Doce - Fica situada próxima à ponte do Janga. Com cerca de 3 Km de extensão, a praia é o estuário do Rio Doce - considerado o sítio mais importante da foz brasileira. Ponto histórico, no local aconteceu o desembarque das tropas holandesas em 1630. A Prefeitura de Olinda estuda uma parceria com o Governo Holandês para revitalizar a região e construir um parque turístico.


Casa Caiada - Do ponto de vista visual, é a praia que oferece uma beleza panorâmica mais apelativa. A orla, com 1000 m de extensão, foi revitalizada para os moradores locais e oferece aos turistas uma grande variedade de serviços, com bares e restaurantes instalados à beira mar. Excelente local para a prática do desporto náutico.


Bairro Novo - Com aproximadamente 2 km de extensão, a praia é situada entre diques e é imprópria para banho. A Prefeitura de Olinda pretende investir no lazer, construindo quadras para esporte e realizando um tratamento paisagístico.


Farol - A menor praia do litoral de Olinda, com apenas 300 m de extensão. Foram colocadas grandes rochas na região para conter o avanço do mar. Só é possível apreciá-la do píer instalado na orla. A área reservada aos banhistas é muito restrita.


Carmo - Com 400m de extensão, a praia serve de ancoradouro para os barcos de pesca da comunidade Z-4. Por ser próxima ao Sítio Histórico, os moradores da periferia da Cidade Alta a utilizam como local de lazer. A praia é objeto de intervenção do Governo para recuperação da Alça Viária, destruída pelo avanço do mar.


Del Chifre - A praia, com 700m de extensão, é freqüentada pelos surfistas da cidade. Embora tenha muitos arrecifes, as condições ideais com grandes ondas para o surf atraem os praticantes do esporte.